terça-feira, 8 de outubro de 2013

Répteis - Nível Básico Sendo Editado


Introdução (Herpetologia)

 O Brasil possui uma rica herpetofauna, com cerca de 941 espécies de anfíbios e 732 de répteis registradas. É fundamental estudar e conhecer melhor essa diversidade. Repleto de ilustrações, Entre os temas abordados que futuramente irá ter nessa especialidade estão: a importância e a conservação da herpetofauna, a classificação e distribuição das famílias de anfíbios e répteis pelo Brasil, com referências de trabalhos sobre taxonomia e filogenia para os gêneros, apoio para a identificação das espécies (referências de chaves e guias para os grupos do Nordeste),  ecologia de anfíbios anuros, lagartos e serpentes, abordando vários aspectos da vida desses animais, como ocorrência nos hábitats, alimentação, período de atividade, reprodução, predadores e mecanismos de defesa. Também nós iremos aborda cuidados e condutas em campo, com dicas de segurança para prevenção de acidentes, ofidismo, tratando da ação do veneno das serpentes, sintomas nas vítimas, aspectos epidemiológicos, prevenção e primeiros socorros, e muito mais. Todo material está atualizado de acordo com o Novo manual de Especialidade 2013.

 Edição: Tércio Ferreira da Silva
Instrutor no Clube Filhos da Rocha - Cupira-PE
Cursado em taxonomia.

Répteis - Básico

A característica mais comum dos répteis é a locomoção por meio do rastejamento, passando o ventre no solo. Os répteis são animais que rastejam e são providos de uma pele com escamas ou placa óssea em forma de uma dura carapaça que os protege. Classe de vertebrados, de corpo geralmente alongado, exceto nos cágados e tartarugas, e coberto de escamas ou placas queratinizadas. São pecilotermos ou ectodérmicos (sangue frio), ou seja não possuem a capacidade de gerar seu próprio calor corpóreo e são animais muito repugnados pelo homem. ) constituem uma classe de animais vertebrados tetrápodes e ectodérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante. São todos amniotas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica), esta característica permitiu que os répteis ficassem independentes da água para reprodução. Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas.



A pele do réptil: Queratina (do grego kéras que significa chifre) ou ceratina é uma proteína sintetizada por muitos animais para formar diversas estruturas do corpo.

Estrutura

É uma proteína secundária, forma tridimensional de α-hélice (α-queratina) ou de folhas-β-pregueadas (β-queratina), constituídas de cerca de 20 aminoácidos, principalmente de um aminoácido sulfurado denominado cisteína. Essas estruturas ocorrem porque os aminoácidos da queratina interagem entre si através de ligações de hidrogênio e ligações covalentes bissulfeto (-S-S-) denominado ligações cisteínicas  A queratina é uma proteína fibrosa porque a sua estrutura tridimensional lhe confere características especiais: micro filamentos com resistência, elasticidade e impermeabilidade à água. Mesmo mortas, as camadas de células queratinizadas detêm os micróbios e impedem a desidratação das células que estão logo abaixo. Isso ocorre porque a queratina é impermeável à água. Além disso, essas células mortas impedem que o atrito prejudique as células vivas servindo-lhes de barreira. É formada de proteína impermeabilizante.

Classes
As principais Classes de repteis são Quelônia ou Testudina, Squamata (escamados), Crocodilianos e Rinocefalia. 

  • Quelônia ou Testudina: Esse grupo está representado pelas tartarugas (as marinhas e as de água doce), pelos cágados (de água doce) e pelos jabutis (terrestres). Esses animais apresentam placas ósseas dérmicas, que se fundem originando uma carapaça dorsal e um plastrão ventral rígidos, que protegem o corpo. As vértebras e costelas fundem-se  a essas estruturas. Os ossos da carapaça são recobertos por escudos córneos de origem epidérmica. Não possuem dentes, mas apresentam lâminas córneas usadas para arrancar pedaços de alimentos.São todos ovíparos.
    OBS "O grupo tem cerca de 300 espécies, e ocupa habitats diversificados como os
    oceanos, rios ou florestas tropicais. Os quelônios estão na lista dos maiores répteis do mundo. A ordem Testudina subdivide-se nas subordens Pleurodira e Cryptodira, conforme a posição do pescoço quando a cabeça se encontra dentro da carapaça.
  • Squamata: 

v  constituem uma das quatro ordens vivas da classe dos répteis. São representados pelos lagartos, pelas serpentes e pelo grupo Amphisbaenia (anfisbênias). Cerca de 4000 espécies, possuem tamanhos variados de 3 cm a 3m (dragão-de-Komodo); vivem nos mais variados tipos de ambientes, como desertos, florestas, campos, rios, regiões litorâneas, mares, manguezais, montanhas e áreas urbanizadas;
  • hábitos alimentares: herbívoros, carnívoros, onívoros ou insetívoros;
  • de modo geral, têm crescimento determinado, com ossificação das cartilagens epifisiais, cessando o crescimento, exceção dos Testudines e Crocodilia, os quais têm crescimento indeterminado;
  • crânio cinético diápsido;
  • possuem pálpebras móveis, exceto serpentes, as quais possuem olhos permanentemente abertos, cobertos por placa transparente;
  • a maioria excreta ácido úrico;
  • olhos possuem retinas com cones (visão colorida) e bastonetes (lagartixas apresentam apenas bastonetes);
  • machos possuem hemipênis: órgão copulatório pareado, derivados da parede posterior da cloaca; possuem uma fenda, o sulco espermático, o qual transporta o esperma; muitas vezes são ornamentados, o que os diferencia na taxonomia; evertidos na cópula, apenas um é utilizado;
  • sexo é determinado pela temperatura de incubação ou geneticamente (cromossomo sexual), como ocorre com as serpentes, as quais têm apenas determinação sexual genética.
  • Crocodilya: v  é uma ordem de répteis que inclui os crocodilos, jacarés, aligátores e os gaviais. Os membros desta ordem distinguem-se dos outros répteis pelo sistema circulatório. Os crocodilianos têm um coração com quatro câmaras, mas ao contrário dos mamíferos o sangue oxigenado mistura-se com o sangue desoxigenado através de uma comunicação entre a artéria aorta e artéria pulmonar. Dentro do grupo, as famílias distinguem-se entre si pela morfologia da cabeça e características da dentição.
  • Rincocephalia ou Sphenodonta: Representam a classe dos vertebrados que compreende uma grande variedade de criaturas. É uma ordem de répteis que foram numerosos antes do dilúvio e depois por um pouco de tempo, mas que hoje incluem apenas um gênero vivo: Sphenodon, conhecido popularmente como tuatara, que vive na Nova Zelândia. Os animais dessa ordem não são lagartos, mas sim parentes próximos destes. A ordem sphenodontia forma, juntamente à ordem squamata (lagartos), a superordem lepidosauria.